segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para combater a crise? Compro português claro.

Foi ao ler um dos blogs que leio frequentemente (e gosto muito) que pensei: "isto não está bem, é precisamente isto que não devemos fazer."
O blog sugeria ficar algum tempo sem fazer compras (daquelas que as mulheres gostam de fazer claro, tipo roupa e acessórios...) e a sugestão nada tinha a ver com a crise note-se.
Se a ideia de ficar sem comprar nada não me agradou logo à partida (sim porque eu sou uma moça que gosta de comprar uma coisita ou outra, umas sandálias ou uma malinha mais dão sempre jeito e não estorvam nada) pior foi quando pensei nas consequências que estas "pausas nas compras" podem ter na economia nacional.  

Se deixarmos de consumir, deixamos de ter necessidade de produzir logo deixamos de precisar dos produtores e dos vendedores, isso significa mais desemprego e mais necessidade de importar. 

Eu não vou deixar de consumir, mas a verdade é uma, na minha casa só entra produto nacional (e atenção que muita roupa da zara e do grupo inditex é produzida em Portugal). 

Desde os bens de primeira necessidade ao mais supérfluos, a partir de agora só consumo português.
Está decidido, aderi ao movimento 560 (ora vão lá ver, vão, demora um minuto).  Só assim conseguimos fazer crescer a economia, melhorar a agricultura e com a qualidade adquirida da experiência vêm as exportações para equilibrar a balança. 


Os mercados estão cheios de produtos nacionais de qualidade muito superior aos importados.

 'Bora lá aderir também?

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu já há algum tempo que olho pro código de barras! 560 está em altas na minha casa :)

    ResponderEliminar
  3. eu estou fã do 560...90% das compras lá de casa são made in Portugal ou embaladas em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. qualquer produto registado ou embalado em portugal, mesmo tendo sido produzido no estrangeiro pode ter o código de barras iniciado por 560. A forma mais segura de comprar produtos de origem nacional é procura a etiqueta "compro o que é nosso" (se não souberem como é aqui vai o link: http://www.compronosso.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=7&Itemid=8 ) ou procurarem a referência "produzido em portugal".

    espero ter contribuído para esclarecer alguma duvida.

    ResponderEliminar
  5. Afinal, o que é nacional é bom :)

    ResponderEliminar
  6. São de iniciativas destas que o país precisa! Claro, entre outras tantas... :)

    ResponderEliminar
  7. Nem mais, essa ideia que o bom é não gastar em nada - não comprar (futilidades), não gastar em "cultura", não viajar ou até a ideia de retirar "tudo" do banco - é tão ingénua que dói(-me). É tudo muito bonito se não vivêssemos neste sistema, basicamente os postos são baseados no consumo (do útil ao fútil) e é uma cadeia! O que é preciso é saber escolher, como dizes, o que é português, é preciso saber comprar de modo a que a riqueza fique no país isso e PEDIR SEMPRE FACTURA. *

    ResponderEliminar
  8. Se for português e for mais barato compro
    se não for mais barato...já não me posso dar ao luxo de comprar,e não acho justo coisas que vêm de fora serem mais baratas que as nossas,que não saem de cá...
    E pedir factura?não tenho por hábito beber café,mas se tivesse,tinha vergonha de pedir factura de um café,os que ganham mais nesse aspecto,são as cabeleireiras por exemplo,nunca vi ninguém pedir factura...

    ResponderEliminar