sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

do voluntariado

O voluntariado é uma coisa muito nobre. Não ponho isso em causa, mas acho que nunca se deveria fazer voluntariado na área profissional de cada um.
A respeito desta noticia por exemplo. Poderão técnicos de saúde voluntariar-se para trabalhar gratuitamente para o SNS e assim contribuir para que muitos vão para o desemprego. Ora se eu tenho um técnico qualificado a fazer o trabalho de borla porque raio vou estar a pagar a outro para fazer o mesmo serviço?
Quando o voluntariado passa a substituir profissionais, parece desculpem-me o termo, uma espécie de prostituição da própria profissão.
Ajudar sim, é preciso, mas nunca deve substituir trabalho remunerado qualificado. Eu percebo que quem se voluntaria na sua área está a dar a conhecer o seu trabalho para que mais tarde possa ter hipótese de vir a ser contratado mas... Não se iludam, o que fizeram a outros irão fazê-lo mais tarde a vocês...
Voluntariado sim mas nunca profissionalizado e qualificado, não lhes parece?

6 comentários:

  1. Querida VE, plenamente de acordo contigo! Há muita gente que não percebe que estando a dispor dos seus conhecimentos voluntariamente, está a tirar um posto de trabalho a alguém!
    Gosto do voluntariado que a minha irmã faz: duas noites por semana, vai com o seu próprio carro, distribuir refeições quentes aos sem abrigo, na cidade de Lisboa. Acho uma causa nobre.

    ResponderEliminar
  2. Muita mas muita razão MESMO...então na área social é aos montes....e depois claro malta no desemprego

    ResponderEliminar
  3. fogo :S
    concordo plenamente ... não faz sentido nenhum :(
    **

    ResponderEliminar
  4. Concordo! Qualquer dia deixa de haver empregos, passa só a existir voluntariado e depois vivemos de quê?! Com tantas instituições onde podem fazer voluntariado nas mais variadas áreas, não havia necessidade disso... *

    ResponderEliminar
  5. No tempo das amoras está de volta com histórias com sabor a amor e mistério.
    Vem fazer parte deste enredo em

    notempodasamoras.blogspot.com

    ResponderEliminar