sábado, 30 de outubro de 2010

halloween

Esta mania de importarmos tudo o que é americanice é uma coisa que me dá a volta.
ah e tal vamos celebrar o halloween que é uma festividade tão tradicional.
Não entendo que piada pode ter andar a atirar ovos (em tempo de crise, enfim) ao carros estacionados ou andar a sujar as portas das casas das pessoas com porcarias pegajosas. É que se é para importar a tradição pelo menos importem-na bem!
Agora andar aos gritos pela rua e a fazer dispartes sob a desculpa de que é halloween é ridídulo. A maioria, para não dizer a totalidade, destas pessoas nem sabe o que singifica a palvra e certamente mais de metade nem a saberá pronunciar correctamente mas enfim para o disparate e a parvalheira tudo serve de pretexto.
Eu até queria ver se os americanos nos importam o s. martinho por exemplo.
Não consigo mesmo gostar destas patetices que não fazem parte da nossa cultura e que querem a toda a força implementar (e conseguem porque o povinho quer é motivo para a palermice) e desvalorizar aquilo que faz parte dos nossos costumes. Certamente que nenhuma destas pessoas se lembra do s. martinho, das fogeiras e das castanhas com água pé. Isso é foleiro, dirão muitos. Pois é o que é nosso. É o que um dia irei passar aos meus filhos.
E quando a professora de um filho meu (que não existe ainda pois tá claro) o mandar levar "abóboras" para a escola  para fazer lanternas para o dia das bruxas, à semelhança do que aconteceu com o meu afilhado, vou lá eu, à escola, perguntar à professora se é no ambito da disciplina de inglês ou da cultura anglo saxonica. Porque caso contrário abobora só se for em compota e com nozes que é bem português!

8 comentários:

  1. Bom dia Verniz, estás a ficar Escarlate!
    Calma miúda, está chuva lá fora, os putos brincam com o que aprendem na escola e nós...
    bem, nós...
    na falta daquele abraço quente que sabe tão bem para nos confortar...
    vamos lá mas é ao vinho tinto ameno e às castanhas assadas, sorrir para o amanhã que já está aí a chegar
    beijo grande

    ResponderEliminar
  2. E TOMA LÁAAAAAAA!ASSIM É QUE É FALAR!!!
    Devias referir aí o pormenor dos trajes do dia das bruxas comparando-os aos do carnaval.

    ResponderEliminar
  3. Eu pessoalmente não acho piada nenhuma. Até porque existem "boas" pessoas que já andam com máscaras o ano inteiro! Nesta época é pontual a situação, somente!

    ResponderEliminar
  4. É que nem mais. Chega o Halloween e penso nisto, chega o Carnaval (e os desfiles de gente semi-nua como se estivessem 30ª) e penso nisto, e sei lá que datas mais que eu não percebo porque são uma "obrigação" ou porque se têm que comemorar de determinada forma. E o pior é não saberem o que estão a comemorar!!! As pessoas já não sabem o que significa o Carnaval, muitos jovens (católicos) não sabem o que é o Natal e ainda importam mais umas datas para aparvalhar só porque sim. O problema "desta gente" é precisar de datas para tudo. Blhrgh!

    Como não prático a Religião Cristã não festejo o S. Martinho mas mais depressa me colo a uma castanhada ou a uma festa do tremoço do que a isto.

    ResponderEliminar
  5. Verniz, tens toda a razão. Nas escolas festeja-se o Halloween, no âmbito da disciplina de Inglês, pois não é nossa tradição. Já o S.Martinho, vale pela castanha e pela prova do vinho novo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu quando andava na primária adorava as gincanas do dia das bruxas e os bailes de máscaras etc, agora essa do "doce ou travessura" é um bocado parvo. Chegaram a tocar-me à porta há 10 minutos atrás, isto não são horas!ass:Rita

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me do "pão por Deus".
    Agora Halloween?
    Tenham juizo, pá!

    ResponderEliminar