Ontem em conversa com colegas de uma formação que estou a fazer, surgiu em conversa que "os pretos eram muito menos inteligentes do que os brancos".
Estamos a falar de jovens licenciados que quase na sua maioria eram desta opinião.
Os argumentos eram:
"ah tu dás a mesma formação a um preto e a um branco e vês quem é que assimila alguma coisa".
"vais a África e vês a diferença que há em termos de capacidade intelectuais."
Juro, não podia acreditar.
Jovens que se esquecem que as pessoas se vem cá a uma formação tem backgrounds culturais completamente distintos o que faz com que percepcionem a formação de forma diferente.
Acho que a inteligência nada tem a ver com raça, cor ou credos. Conheço tanto branco burro que nunca sofreu influência africana!
Parei a discussão quando disse: "olha desculpa mas se os teus pais tivessem adoptado um preto em bebé e lhe tivessem dado as mesmas oportunidades e cultura que te deram a ti, poderia ser que tivesses uma surpresa e ele fosse bem mais esperto, inteligente e bem sucedido do que tu".
Não percebo como é que gente nova e supostamente culta mete estes clichés na cabeça.
Não sei como é que não entendem que somos em grande parte resultado das influências externas do meio em que estamos inseridos. Claro que há gente intelectualmente pré dotada, brancos, negros amarelos.... mas que o meio influencia o crescimento intelectual dos indivíduos é para mim ponto assente.
Ainda dizem que somos socialmente evoluídos... pois, está bem, vou só até ali rir-me um bom pedaço e já volto.
A frase da imagem diz tudo... era mesmo muito bom se assim fosse!
ResponderEliminarPor vezes, custa-me a acreditar que existem pessoas assim no mundo, pessoas que respiram o meu ar que nós?!
ResponderEliminarEnfim, há gentinha muito burra como essa.
Beijinhos,
Bomboca do Amor.