quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mas de verdade que ainda há gente a pensar assim?!

Ontem em conversa com colegas de uma formação que estou a fazer, surgiu em conversa que "os pretos eram muito menos inteligentes do que os brancos".
Estamos a falar de jovens licenciados que quase na sua maioria eram desta opinião. 
Os argumentos eram:
 "ah tu dás a mesma formação a um preto e a um branco e vês quem é que assimila alguma coisa".
"vais a África e vês a diferença que há em termos de capacidade intelectuais."

Juro, não podia acreditar. 
Jovens que se esquecem que as pessoas se vem cá a uma formação tem backgrounds culturais completamente distintos o que faz com que percepcionem a formação de forma diferente. 
Acho que a inteligência nada tem a ver com raça, cor ou credos. Conheço tanto branco burro que nunca sofreu influência africana!
Parei a discussão quando disse: "olha desculpa mas se os teus pais tivessem adoptado um preto em bebé e lhe tivessem dado as mesmas oportunidades e cultura que te deram a ti, poderia ser que tivesses uma surpresa e ele fosse bem mais esperto, inteligente e bem sucedido do que tu".
Não percebo como é que gente nova e supostamente culta mete estes clichés na cabeça. 
Não sei como é que não entendem que somos em grande parte resultado das influências externas do meio em que estamos inseridos.  Claro que há gente intelectualmente pré dotada, brancos, negros amarelos.... mas que o meio influencia o crescimento intelectual dos indivíduos é para mim ponto assente. 
Ainda dizem que somos socialmente evoluídos... pois, está bem, vou só até ali rir-me um bom pedaço e já volto. 
629113_700b_large

2 comentários:

  1. A frase da imagem diz tudo... era mesmo muito bom se assim fosse!

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, custa-me a acreditar que existem pessoas assim no mundo, pessoas que respiram o meu ar que nós?!
    Enfim, há gentinha muito burra como essa.
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar