sexta-feira, 24 de junho de 2011

dia 1 de Portugal

Hoje, dia 24 de Junho, assinala-se o dia 1 de Portugal, ou seja, dia em que após a batalha travada entre Afonso Henriques e sua mãezinha, conseguimos não ser Espanhois para sempre. Foi em 1128.
Se estariamos melhor hoje... bom isso já são outros quinhentos.
Por Guimarães é feriado. Um feriado que bem merecia ser nacional dada a importância histórica do mesmo. Mas enfim.

E para quem quiser perder 3 minutinhos... vale a pena ler esta opinião:

"Hoje é feriado em Guimarães. É daqueles feriados que, mais do que municipais deveriam ser nacionais, mas por circunstâncias talvez inexplicáveis da nossa nação, continua apenas circunscrito à Cidade-Berço.
É verdade que, em várias zonas deste país, também o dia de hoje é de descanso, feriado, ou como lhe queiram chamar, mas por razões bem diferentes daquelas que nos fazem sentir a nós, vimaranenses, orgulhosos deste nosso dia 24 de Junho.
É certo que para as televisões, terá muita mais piada, dar tempo de antena a milhares de pessoas a beber, a comer sardinhas ou mesmo a andar às “marteladas” (sendo que este termo não tem qualquer sentido pejorativo, pretende apenas referir-se ao acto de bater com um martelo de plástico na cabeça de outrem… feliz ou infelizmente).
Será muito mais atractivo fazer directos com as Merches e os Jorges e Júlios da TV aos gritos e dançando ao som da música popular portuguesa, ou mesmo dar atenção aos espectáculos de fogo de artifício na margem do Douro (este ano, pelo menos, sem as guerrilhas de outrora).
Mas para nós, este dia vai muito para além disso. E por muito respeito que possa ter pela celebração de uma festa em honra a um Santo popular, devo dizer que é muito mais significativo aquilo que Guimarães festeja neste dia.
Afinal de contas, que festejamos nós?
O Dia 1 de Portugal! O verdadeiro dia 1 de Portugal. Se hoje somos, o que somos, muito devemos ao que se passou e travou neste dia, em 1128.
Para mim, é triste perceber que neste país, poucos são aqueles que tão pouco sabem o verdadeiro significado do 24 de Junho e não se pense que é só fora das nossas “muralhas”… é que também na nossa terra muitos são aqueles que por ignorância pura ou ignorância de quem lhe deu a formação, nada sabem em relação a este dia histórico.
O nosso país terá efectivamente dado o seu passo mais determinante em 24 de Junho de 1128. É verdade que começou com um filho a bater a uma mãe, o que hoje em dia não seria visto com bons olhos, mas cá para nós… ela teve o que mereceu."
                                                                                                                          texto d'o vimaranes Aqui.

6 comentários:

  1. Obrigada pelo minuto educativo. Incompreensivelmente é mais fácil explicar um feriado religioso do que uma data histórica. **

    ResponderEliminar
  2. não fazia a mínima ideia
    obrigada por teres partilhado!
    **

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada :D o estágio entretanto já o terminei :x eheheheheh agora falta o seminario e projecto de investigação :s vao ser 2 semaminhas puxaditas!

    ResponderEliminar
  4. Querida VE, gostei muito deste teu post esclarecedor. Não sabia e como por aqui domina o S. João...
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho que admitir que não fazia ideia. Mas gostei muito e fica registado. A partir deste ano, passarei a marcar o dia de 24 de Junho de outra forma ;) Obrigada!

    ResponderEliminar