domingo, 2 de janeiro de 2011

Mas isto é normal?!

Hoje na missa (sim eu vou à missa quando posso e acima de tudo quando acho que estou a precisar) vi uma cena que me deixou no mínimo boquiaberta.
Para quem não sabe há uma parte na missa (que por sinal eu detesto) que se tem de cumprimentar o vizinho do lado.
Tento, por norma, ir a igrejas em que este momento, de partilha de bactérias gratuita, está abolido por razões de higiene mas, como era o primeiro Domingo do ano o padre disse que excepcionalmente devíamos saudar-nos.
Dilema ético:
Cumprimento a senhora que está ao meu lado, mesmo após ter estado toda a missa a "fungar" e a humedecer gravemente lenços de papel com a minha ranhoca?! E a tossir como se estivesse já com um pé na cova?...  Naaa coitadinha da velhota não merece tal carga vírica logo no início de 2011.
Choque:
Eis se não quando, há minha frente vejo, vindo de uma família que me parecia normal, uma moçoila já com os seus 18 anos (entenda-se crescida daquelas que já fazem coisas loucas com os namorados) e espetar um beijo na boca do pai mas daqueles húmidos mesmo.
Pensei eu de mim para comigo, cruzes credo, será que sou eu que sou muito conservadora ou está tudo maluco? É que se é uma menina pequenina a coisa até se torna engraçada agora daquela idade? E quando apresentar o namorado ao pai também vai dar um beijo na boca do pai daquela maneira à frente do namorado?
Ajudem-me isto é um comportamento normal? É que nem é só por ter sido no meio da missa que por si só já é patético mas é o acto em sim que me parece descabido. Ou sou eu que, do alto dos meus 28 anos, já não acompanho os tempos modernos? 

13 comentários:

  1. Fico feliz por encontrar uma pessoa na blogosfera que vai à missa. Eu também vou à missa, sempre que posso, sempre que tenho tempo, ou mesmo como dizes, sempre que sinto que estou a precisar. Quanto ao acontecimento... Não tenho palavras!

    ResponderEliminar
  2. 1º) Não entendo o porquê de justificares o acto de "ir à missa". Quero dizer, se festejas o Natal, Páscoa e outras datas é porque és crente; se o és faz todo o sentido que vás à missa (quando precisas). Ora! Foleiro é dizer que se acredita nestas coisas só para o que interessa e depois não fazer outras porque "AH! E tal, parece mal".

    2º) Isso é simplesmente repugnante. Nem 8 nem 80. Há duas coisas que não fazem sentido com os filhos: excesso de formalidade (tratar por você) e excesso de confiança (não se dá beijos na boca dos filhos, nem com 5 nem com 50). A 1ª vez que eu vi isso foi quando os pais de uma colega (nova) a foram buscar à escola (secundária) e cumprimentam-se com um "interessante" beijo na boca. Eu só pensei "o que é que me está a escapar?". Quando encontrarem a justificação lógica avisem-me.

    (Ter que cumprimentar as pessoas ao nosso lado também é nojentinho. O meu lado anti-social-obsessivo-compulsivo compreende-te).

    ResponderEliminar
  3. LOLOL, tb n gosto nddexa coisa de se cumprimentarem na missa, alias nao sou mt de ir a missa. Mas exa da miuda dar alto bj n boca ao pai, ta demais lool. Já as crianças, n gosto k o façam, kt mais crescidinhas e maduras..god :X

    Passa no meu ^*^

    ResponderEliminar
  4. Isso é coisa para me deixar maluca, se calhar somos nós que somos demasiado conservadoras!
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, desde já :]
    Quanto ao post... é por essas e por outras que agradeço pelo facto de o padre da igreja onde vou passar essa parte à frente. É deveras estranho tal cena, mas enfim... cada um lá sabe as intimidades que tem.

    Só, ahn, para responder a uma coisa ali à Ana Sousa: Ser crente implica, em casos normais, uma ida regular à missa. Não obstante, eu vou à missa e não sou crente. (sou agnóstica). Ir à missa não é prova alguma de se ser crente. Embora a maioria das pessoas diga que ir à missa é estúpido e só os meninos/as dos papás é que vão; Acho que só a autora só queria deixar ponto assente de que vai porque quer. ;)

    ResponderEliminar
  6. Oh céus...eu sou crente à minha maneira, não costumo ir à missa, imagino que ver isso não deva ser muito bom!

    ResponderEliminar
  7. Olá, menina Verniz,
    já vejo Portugal de outro jeito.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de falar de religião devido a isto mesmo. A ideia principal do post era a situação ridicula de uma muida de 18 anos com corpo de mulher espetar um beijo molhado na boca do pai. O facto de ser na missa é só mais um agravante, a meu ver, de algo que por si só já é ridículo independentemente do sítio onde ocorra.
    Ir à missa ou não é com cada um. Vivemos num país maioritariamente católico é nomal que as pessoas vão à missa.
    Há quem vá, quem não vá, quem vá de vez em quando mas isso a mim não me interessa absolutamente nada. Cada um gere a sua crença e as suas necessidades à sua maneira. Ninguém tem de se justificar, o tempo da inquisição já lá vai à muito.
    Acho que cada um deve fazer o que acha melhor.
    Mas volto a dizer mau mau é a adolescente em fase de crescimento andar a treinar os beijos com o pai!

    ResponderEliminar
  9. Verniz,por acaso já pensaste se pode ser incesto?Hahahaha!
    Pois é,temas como política e religião não dão para serem discutidas,começam logo a ir ao lado...e acabam torto.

    ResponderEliminar
  10. Atenção, para que não fiquem mal-entendidos por aqui: eu entendi que a autora só quis dizer que vai porque quer (o que era mau, era se assim não fosse). Só quis dizer com aquela parte do comentário que "acho bem" (entre aspas porque eu não tenho achar ou deixar de achar) que ela o faça porque quer, quando quer e porque sente necessidade, porque é isso que está correcto: estar bem consigo própria e com aquilo em que acredita. E não tem que justificar ou seja lá o que for porque nenhum(a) de nós tem a ver com isso. Disse aquilo: porque me lembrei logo das pessoas que dizem que ir à missa é foleiro e para velhos e só invocam a religião para o que é conveniente (tipo: presentinhos); porque há cada vez menos pessoas que tenham os "tomates" de assumir que vão à missa porque, sim, precisam (independentemente de serem crentes ou não). Eu própria não sou crente, não vou à missa mas simpatizo com o sossego das Igrejas quando preciso de "pensar na vida". Whatever! Religião é sempre aquele tema, as pessoas levam tudo a peito e à letra... :)

    E sim, a contextualização espacial, torna o caso ainda mais blhhhrc! ***

    p.s. de repente, neste post, mandar beijos (mesmo virtuais) tornou-se estranho. :)

    ResponderEliminar
  11. Bem se fosse assim virtuais até nem corria mal. ;)

    ResponderEliminar
  12. Ca nojo.... Blherc blherc blherc! Eu também vou à missa e na minha missa o padre reza logo o cordeiro. Não há cá beijinhos. Aliás segundo o que apurei foi dada ordem para que abolissem essa parte e só se rezasse o cordeiro.

    Beijinho*

    ResponderEliminar